Césio-137: O maior desastre radioativo do Brasil

Informações:

Sinopse

Há 35 anos, um desastre radioativo atingia a cidade de Goiânia, em Goiás. Apenas 19 gramas de césio-137 mudaram a vida de milhares de pessoas. Especialistas duvidaram da possibilidade de ser um problema radioativo na época, já que, teoricamente, não havia material suficiente para causar tamanho acidente. De uma maneira trágica, familiares e amigos ficaram encantados com o brilho de uma substância, até então misteriosa, e o resultado marcou a história do país.

Episódios

  • E3: Quem é o culpado?

    14/10/2022 Duração: 19min

    O maior acidente radioativo do Brasil demorou para ter os culpados definidos. Mas teria sido esse um julgamento justo? Além disso, as vítimas ainda enfrentam problemas na justiça mesmo 35 anos após o ocorrido. Algumas ainda buscam por reconhecimento e outras por valores dignos da pensão estadual e federal.

  • E2: Preconceito e ignorância

    07/10/2022 Duração: 17min

    O acidente do césio-137 durou algumas semanas. Porém, as cicatrizes que a população de Goiânia carrega duram até os dias atuais. As vítimas passaram por diversas situações de preconceito nos anos seguintes, que geraram até mesmo problemas psicológicos. A falta de informação e o sensacionalismo foram importantes personagens dessa história.

  • E1: Brilho da morte

    30/09/2022 Duração: 17min

    Como um acidente radiológico poderia acontecer na capital de Goiás? Essa foi uma das perguntas realizadas por físicos e químicos há 35 anos. Um grupo de amigos e familiares passaram a apresentar sintomas de contágio de radiação, sendo a vítima mais jovem Leide das Neves, de apenas seis anos. Os contaminados foram encantados pelo brilho fluorescente que o césio-137 apresenta quando exposto à escuridão. Mas como eles tiveram acesso a esse tipo de material?