Sinopse

Considerado um clássico da literatura americana do século XX, O grande Gatsby se passa na Nova York dos Loucos Anos 20, período de bonança e de liberdade marcado pelo jazz e por festas glamourosas regadas a muito álcool.

O fio condutor da narrativa é Nick Carraway, um jovem sonhador do Meio-Oeste americano que chega a Manhattan disposto a fazer sucesso, ganhar dinheiro e, quem sabe um dia, seguir sua vocação de escritor. Ele se instala em West Egg, região de Long Island habitada por novos-ricos e torna-se vizinho de Jay Gatsby, um empresário misterioso conhecido pelas festas de arromba que atraem pessoas de todo o estado ao longo do verão.

Assim que se muda para a região, Nick reconecta-se com a prima, Daisy, e com o marido dela, Tom Buchanan. O casal vive em East Egg, área ocupada pelas famílias tradicionais e mais abastadas do litoral leste. Infeliz no casamento, Daisy busca uma saída para a relação com Tom, que mantém uma amante e um apartamento na capital.

Nick não desconfia que Gatsby e Daisy viveram uma intensa história de amor no passado, porém, antes de se casarem, foram separados quando o empresário foi convocado para a guerra. O reencontro do ex-casal será a causa de uma série de acontecimentos trágicos em uma obra que é amplamente lida e discutida até os dias atuais.

Capítulos