O Poder Transformador Dos Biocombustíveis: Janela De Oportunidades Para O Desenvolvimento Sustentável

Sinopse

Nesta obra, buscamos apresentar as diversas variáveis que devem compor a equação para a decisão de qual o melhor combustível a usar.
Alguns fatores relevantes estão presentes na legislação, em acordos internacionais, tendências mundiais, oportunidade de mercado e em análises sociais, econômicas, ambientais e de saúde pública.
Tratamos uma questão fundamental para a perspectiva do consumidor: a diferenciação entre o preço e o valor dos biocombustíveis.
Analisamos as externalidades que os combustíveis carregam desde a produção até o uso, incluindo os instrumentos que facilitam ou dificultam o consumo.
Uma análise dos principais objetivos e princípios da Lei de Política Energética Nacional, a Lei nº 9.478/97, relacionados com os biocombustíveis, articulada com um grupo de autores formado por parlamentares, lideranças empresariais, acadêmicos, especialistas e agentes públicos.
Apresentamos as tendências mundiais de uso de biocombustíveis e evidenciamos que nenhum país do mundo pode concorrer com as potencialidades brasileiras, diante das nossas características de produção em função da nossa megabiodiversidade.
Assim, esperamos proporcionar ao leitor uma análise cada vez mais crítica, com uma múltipla interpretação, e contribuir com o processo de formulação de decisões que interferem na política de combustíveis.

Capítulos

página 1 de 2