Ilustrações Na Ficção De Jorge Amado: Floriano Teixeira E Clóvis Graciano

Sinopse

O livro Ilustrações na ficção de Jorge Amado: Floriano Teixeira e Clóvis Graciano traz uma grande contribuição para a Cultura e História do Desenho, para os Estudos Intersemióticos e para a investigação de signos culturais. Apresenta ainda um elevado grau de originalidade, através de um trabalho exemplarmente redigido.
Este livro investiga a relação das categorias visuais de desenhos ilustrativos de duas obras de ficção de Jorge Amado — a novela A morte e a morte de Quincas Berro Dágua e o romance Terras do sem-fim — com aspectos da cultura baiana. Os ilustradores são dois artistas plásticos brasileiros amplamente conhecidos, o maranhense Floriano Teixeira e o paulista Clóvis Graciano.
O estudo analisa de modo interdisciplinar as referidas ilustrações, cujas áreas são: desenho, literatura de ficção, semiótica e antropologia. O autor entende cada ilustração como signos estruturados à luz de uma sintaxe visual. A problemática sociocultural dos desenhos é percebida mais profundamente com a análise dos signos da morte no diálogo intersemiótico.