Sinopse

Temas de teologia latino-americana apresenta uma compilação de oito artigos de pesquisadores da área teológica da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e da Universidade Católica de Campinas.
São sete ensaios redigidos na perspectiva da Teologia da Libertação, abrangendo as diversas áreas teológicas: bíblia, cristologia, eclesiologia, vida cristã, história, o diálogo inter-religioso e a pastoral de conjunto na América Latina. Além desses, um importante estudo, de Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, analisa a teologia da libertação, demonstrando a relevância e a pertinência teológica atual dessa teologia. No texto, em que estuda a gestação, gênese, crescimento e consolidação, o autor reafirma que a função da teologia é ser uma prática teológica dialógica e interdisciplinar de efetiva contribuição no processo de libertação dos oprimidos e, por conseqüência, de contribuição à edificação histórica, com índole escatológica, do Reino de Deus.
Embora colocado em sexto lugar, esse texto, Teologia da Libertação: um estudo histórico-teológico, constitui verdadeira introdução ao conteúdo do conjunto e permite compreender a perspectiva em que se colocam os outros sete ensaios, inclusive a apresentação do Multiplicação dos pães (Mc 6,30-44), de Matthias Grenzer, e a forma como o professor Ney de Souza desenha Um retrato do catolicismo no Brasil na época da independência.
A obra, abordando com liberdade as diversas áreas das disciplinas teológicas tais como as compreende o atual currículo do curso de teologia nas faculdades católicas, parece-nos ser documento quase indispensável para quem se interessa pelo tema e procura compreender o lugar que a Teologia da Libertação reconhece ocupar no conjunto da tradição, em diálogo não apenas com outras formas de fazer teologia, mas, até mesmo, com o cerne da fé, que se exprime, em continuidade com a missão de Jesus, Verbo encarnado, que manifestou, na história, o mistério do Pai no Espírito.